CURSO PARA CARTÓRIOS DO TJ-MS 2025/2026
PADRÃO DE EXIGÊNCIA DA BANCA FGV EM CONCURSOS DE CARTÓRIO
A exigência recente da FGV em concurso de Cartório (bem como no ENAC) mostra que a legislação é muito cobrada através de casos concretos.
No último ENAC, a FGV trouxe uma questão da Lei 9.492/97 com um enunciado relativamente curto, exigindo do candidato o conhecimento dos dispositivos da Lei de Protestos.
FGV 2025 - 2º Exame Nacional dos Cartórios (CNJ)
Matheus, empresário, protocolizou título de dívida vencida há diversos anos, em moeda estrangeira, em um determinado Tabelionato de Protesto de Títulos. Nesse cenário, considerando as disposições da Lei nº 9.492/1997, é correto afirmar que: a) o título de dívida em moeda estrangeira poderá ser protestado, acompanhado de tradução efetuada por tradutor público juramentado, sendo certo que, em caso de pagamento, este será efetuado em moeda corrente nacional, cumprindo ao apresentante a conversão na data de apresentação do documento para protesto (Gabarito baseado no art. 10 da Lei 9.492/97).
Em outra questão da mesma prova, podemos perceber que a banca redigiu um enunciado maior, mas também demandava o conhecimento da lei seca.
FGV 2025 - 2º Exame Nacional dos Cartórios (CNJ)
Maria almejava celebrar uma operação de crédito com a instituição financeira Alfa. Na ocasião, um empregado de Alfa informou-lhe que a operação deveria ser garantida pela alienação fiduciária de dois imóveis. Ao consultar um especialista na matéria, mais especificamente em relação à conformidade da exigência com o Novo Marco Legal das Garantias instituído pela Lei nº 14.711/2023, foi corretamente esclarecido a Maria que a exigência formulada é: d) legal, e, caso não seja convencionada a vinculação de cada imóvel a uma parcela da dívida, a mora de Maria permitirá que Alfa promova a excussão em ato simultâneo, tendo ambos os imóveis por objeto. (Gabarito corresponde ao art. 27-A da Lei 9.514/97).
Para auxiliar na memorização da legislação exigida no conteúdo programático do edital do TJ-MS, elaboramos nosso Reta Final (coordenado pelo Prof. Fábio Roque, Registrador de Imóveis em Palmas - TO).
SOBRE O RETA FINAL PARA CARTÓRIOS (TJ-MS)
O curso de Reta Final para o concurso de Cartórios do TJ-MS leva em consideração o padrão de cobrança das últimas provas da área notarial e registral organizadas pela FGV, bem como o edital publicado em outubro de 2025.
Ao adquirir o Reta Final, você terá acesso:
- Artigos dos Códigos e Leis destacados (incluindo o Código de Normas do MS)
- Questões da Lei Seca, disponíveis em nosso Vade Mecum de Questões
- Mais de 1.000 Mapas Mentais
- Mapas Mentais e Questões Inéditas do Código de Normas da CGJ-MS.
Metodologia: nossa proposta é que, em um primeiro momento, seja feita a leitura da legislação através dos Artigos Destacados disponibilizados. Feito isso, passaremos para a realização das questões dos artigos lidos, em nossa plataforma. Por fim, os Mapas Mentais buscarão enfatizar os pontos de maior cobrança, que podem ser exigidos no próximo concurso para Cartório do TJ-MS.
metas diárias, que incluem:
- Leitura dos Artigos Destacados
- Realização de Questões
- Revisão através de Mapas Mentais
Por quanto tempo terei acesso? 6 meses.
Como acessar os materiais: após a confirmação do pagamento, você receberá um e-mail com suas credenciais de acesso ao nosso novo site, que são geradas automaticamente. Feito isso, é só acessar o link https://decorandoaleiseca.app/area-aluno e inserir o login e senha informados via e-mail.
RETA FINAL - CARTÓRIOS (TJ-MS)
12x de R$ 39,70 ou
R$ 397,00 à vista
- Cronograma de Leitura da Legislação
- Artigos Destacados
- Mais de 1.000 Mapas Mentais
- Mapas Mentais do Código de Normas do MS
- Questões Inéditas do Código de Normas do MS
- Acesso ao Vade Mecum por 6 meses











