Layout do blog

Curso para Promotor de Justiça: como escolher o melhor?

curso para promotor de justiça

Há uma gama variada de possibilidades de carreira dentro das Ciências Sociais e Humanas, voltadas à área do Direito: assistente social, advogado, juiz de direito, diplomata, mas com certeza um dos cargos mais disputados e desejados da área é o de Promotor de Justiça.


Além de ser uma carreira de muito prestígio (e responsabilidade), é uma das profissões mais bem pagas da área de atuação e com um plano de carreira bastante estável, por se tratar de um cargo público. 


Interessado na chance de ser Promotor de Justiça e defender os interesses da sociedade? Se sim, é necessário saber todas as funções que um promotor exerce, bem como os requisitos básicos para ocupar essa posição. 


Um deles é prestar concurso, claro, oferecido pelo Ministério Público. Em nome de se preparar para as exigências editais do concurso, são oferecidos diversos cursos de Promotor de Justiça, com
estratégias de estudo e foco nas diretrizes necessárias para alcançar o objetivo.


Um dos melhores cursos oferecidos no mercado quando o assunto é preparo para carreiras da área do Direito é o oferecido pela Decorando a Lei Seca, com amplo conteúdo acerca de leis, estatutos e códigos requeridos na hora do exame.


Pensando em oferecer uma visão geral sobre a profissão, desenvolvemos um compilado com todas as informações para quem pensa em seguir carreira profissional na Promotoria e está buscando o melhor curso preparatório. Continue lendo!
 


Legislação para concurso policial: confira o conteúdo definitivo para passar no concurso 


O que faz um Promotor de Justiça?

Antes de descobrir qual o curso para Promotor de Justiça, vamos conhecer mais sobre a profissão?


Como previsto na Constituição Federal sob o artigo 127, a atuação do Promotor de Justiça é fundamentalmente essencial na execução de funções referenciais a um dos principais pilares da sociedade, a Justiça.


É de responsabilidade do Promotor de Justiça defender a ordem jurídica e os interesses sociais, bem como os direitos individuais que por alguma razão não estão disponíveis ao cidadão. 


É de sua alçada garantir a execução correta do Regime Democrático, tanto na área Penal - fiscalizando penas e garantindo o cumprimento correto das leis - quanto na área Cível, dando voz aos interesses coletivos comunitários, como saúde, meio ambiente, proteção a crianças e jovens, idosos e muitos outros.


O Promotor também pode trabalhar junto ao Ministério Público, promovendo investigações em sua competência de fiscalização perante a Justiça, como possível desvio de verbas públicas e corrupção, só para citar alguns exemplos. 


É um campo de bastante abrangência dentro das ramificações do Direito.


Como é a rotina de um Promotor?

O Promotor de Justiça pode atuar em diversas esferas do Direito, como citado anteriormente, e seu cargo inicial na carreira, como via de regra, se dá como promotor substituto em pequenas comarcas de cidades do interior. 


Durante a vida pública, conforme o desenvolvimento de suas funções, pode ser promovido a entrâncias de áreas mais principais, inclusive capitais nacionais. 


Faz parte da rotina do Promotor denunciar casos penais ao Ministério Público e, se necessário, atuar na acusação ou defesa perante ao Tribunal do Júri. Também é sua função atender a fiscalizações de ordem jurídica, assegurando o cumprimento da lei. 


Ainda, na Justiça, o profissional pode atuar ativamente na defesa de questões como saúde, direitos de crianças, adolescentes e idosos, direito de minorias como PNEs, saúde, meio ambiente e probidade administrativa.


Para isso, o profissional participa de reuniões comunitárias, audiências públicas, conversa com testemunhas, coleta dados e solicita informações em órgãos públicos.

carreira promotor de justiça

Quanto ganha um Promotor de Justiça?

Uma das questões que leva um cargo na Promotoria a ser tão cobiçado com certeza é a remuneração. Como outras carreiras da área da Justiça, o Promotor de Justiça exerce funções de extrema responsabilidade e que demandam muita dedicação profissional.


Assim, é calculada uma remuneração considerando que o profissional representa os interesses da sociedade e fiscaliza o andamento da democracia dentro da nação.


O subsídio de um Promotor de Justiça é de 24 mil reais. Dependendo do seu campo de atuação, em qual entrância e por quanto tempo, pode bater os 30 mil reais.


Hoje existem a entrância inicial, a intermediária e a final, cada uma com sua base salarial. A promoção de um Promotor pode se dar por “antiguidade” (relativo a experiência de carreira) ou merecimento, a partir do sucesso de funções desenvolvidas ao longo da carreira.


Quantos anos precisa estudar para ser Promotor de Justiça?

Será que é necessário fazer algum curso para Promotor de Justiça?


Na verdade, o caminho até a Promotoria é bastante longo e demanda extrema dedicação e foco, além de muito estudo.


O início da formação de um Promotor de Justiça é no curso de graduação de bacharelado em Direito, que tem uma média de duração de dez semestres, ou seja, cinco anos de curso.


Todo o conhecimento-base vem do momento da graduação. Embasamento teórico, conhecimento das esferas do Direito e todas as bases que formarão o profissional são advindas desse momento. 


Após a formação, é necessário prestar o exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e ser aprovado, conseguindo a licença para desenvolver atividades jurídicas que serão requisitadas posteriormente.


É exigido do candidato ao cargo de Promotor ter uma experiência mínima de três anos no exercício da advocacia para ocupar a função no órgão do Ministério Público. 


Por fim, é o concurso público que define quais profissionais ocupam esses cargos. É uma prova complexa, específica, e que testa os conhecimentos e capacidades de domínio da função. 


Somando todas as requisições, o tempo mínimo de estudo e dedicação para se tornar Promotor de Justiça são oito anos.


O que avaliar em um curso para concurso de Promotor de Justiça?

São muitas as ofertas de curso para Promotor de Justiça, mas nem todos oferecem a melhor experiência para quem deseja mergulhar de cabeça nos estudos e conseguir a vaga.


A melhor experiência de curso precisa atender a alguns requisitos básicos!


Abaixo, indicamos uma lista de fatores a serem avaliados na hora de escolher o melhor curso para Promotor de Justiça.


Cumprimento do Edital

Todo concurso dispõe de um edital que indica as diretrizes exploradas no exame a ser prestado, abrangendo as áreas de atuação possíveis, as referências (Vade Mecum, Constituição Federal, Legislação) e os conhecimentos gerais e específicos necessários.


O curso oferecido precisa cumprir todas as orientações constantes no edital de forma clara e aprofundada, oportunizando ao candidato compreender e aprender tudo sobre o cargo que deseja ocupar.


Material Atualizado

Assim como as leis e legislações são atualizadas continuamente, o material disponibilizado precisa estar de acordo com a vigência do período em que o concurso está sendo oferecido.


Isso significa que apostilas antigas de quem já prestou concurso podem não condizer com as diretrizes atuais, gerando ônus na hora do exame. Ao procurar um curso, é de fundamental importância verificar de quando é o conteúdo oferecido.


Questões Comentadas

Questões de concursos de outras regiões do país e de outros anos podem dar uma direção sobre o formato da prova e abrangência de assuntos, dando mais segurança para quando for a hora de prestar o concurso.


Especialistas que comentem não só a resposta correta, mas que justifiquem a razão e a intenção de estar na seleção, de que conteúdo ela faz parte e como chegar até a resposta fazem toda a diferença. 


Os candidatos que têm contato com questões comentadas se sentem mais seguros e “arrancam na frente” daqueles que nunca tiveram.


Mapas Mentais

Dentre os pontos a serem observados ao escolher um bom curso para Promotor de Justiça estão os mapas mentais, que são recursos visuais em formato de diagrama, usados para estruturar e organizar pensamentos. 


Os mapas mentais impedem que informações fiquem “soltas” dentro da mente, fixam os dados e ajudam na hora de localizar conteúdos.


Através deles, o aprendizado pode ser facilitado e sintetizado, além de usar do sentido visual para memorização, como um “acesso” ao conteúdo armazenado no cérebro.


Os conteúdos de conhecimento necessários para ser Promotor de Justiça são densos, extensos e, dessa forma, podem ser melhor aproveitados e melhor armazenados através dessa ferramenta.


Legislação Destacada

A Constituição Federal, os Estatutos, Códigos, Declarações e Leis são documentos extensos e que cobrem áreas de forma geral e específica, dentro de artigos e emendas que, dentro de tanto conteúdo, podem ser de difícil localização e acesso.


Um curso que promete ajudar o candidato a ser aprovado no exame do Ministério Público tem um grande diferencial quando oferece legislação destacada no seu material. 


São recortes focados em determinadas áreas de estudo, que evitam que informações desnecessárias para determinado fim ocupem espaço na mente.


Tempo de Acesso

Ao oferecer um curso preparatório para concurso de Promotor de Justiça, o acesso ao material precisa ser por tempo prolongado.


Cursos que oferecem limitação curta quanto ao tempo de acesso restringem o aprendizado e diminuem as chances do candidato ao não permitir que ele mesmo estabeleça seu ritmo de estudo, inclusive gerando ansiedade.


Prestar concurso público já é uma prática estressante por ser complexa e com muito conteúdo de abrangência e o número de vagas ser sempre baixo para a quantidade de candidatos e editais para Promotoria não serem oferecidos com tanta regularidade. 


Você não precisa se preocupar com mais uma questão, a de perder conteúdo adquirido pelo curso. É de direito poder estudar no seu ritmo sem qualquer ônus quanto ao material.


Estrutura do Site

Essa é mais uma das características que você deve avaliar antes de escolher um curso para Promotor de Justiça.


Sempre preze por uma plataforma clara, eficiente, que garanta acesso facilitado, sem que você precise estar buscando conteúdos e perdendo tempo por isso.


Para oferecer uma experiência completa e tranquila ao candidato, que muitas vezes estuda em paralelo com o desenvolvimento de suas atividades profissionais, é importante levar em consideração que, quanto mais ao alcance estiverem os organogramas e conteúdos, maior a economia de tempo e maior fluidez de estudo.

curso promotor de justiça o que avaliar

Por que estudar pelo Decorando a Lei Seca para ser um Promotor de Justiça?


Pensando em desenvolver cursos completos para ajudar os candidatos que pretendem seguir carreira em áreas públicas de atuação, como carreiras policiais e jurídicas, o Decorando a Lei Seca oferece assinaturas com foco naquilo que você busca, levando em conta seu objetivo específico.


Provas para cargos públicos podem conter até 70% das questões voltadas para conhecimento da lei seca e o diferencial que pode aprovar você pode estar no preparo e compreensão segura das diretrizes de demanda. 


Os materiais oferecidos pela plataforma oferecem em diversos formatos - como mapas mentais e questões comentadas, entre outros - a fixação de conteúdos. 


Mantendo o material sempre atualizado, a equipe Decorando a Lei Seca desenvolve, inclusive, conteúdo exclusivo em moldes de cobrança recente de assuntos similares, como o Pacote Anticrime, para que você não seja pego de surpresa.


O acesso ao curso é oferecido em módulos que podem ser adquiridos em pacotes ou individualmente, personalizando a experiência e garantindo enfoque àquilo que faz parte do objetivo singular de cada candidato. 


Se o seu objetivo é a aprovação, com certeza o caminho começa pelo Decorando a Lei Seca! Qualquer dúvida pode ser solucionada pelo nosso time de especialistas, que saberão indicar quais módulos estão voltados à sua área de interesse.


Conclusão: Curso Promotor de Justiça

Não é curto nem fácil o caminho até a Promotoria de Justiça, pelo contrário. É uma jornada bastante intensa, complexa e que reflete em si a importância e responsabilidade que o profissional será colocado sob quando assumir as funções junto ao Ministério Público.


A dedicação é uma ferramenta fundamental desde a graduação em Direito até a busca pela aprovação em concurso público, percorrendo a atuação mínima no campo das atividades jurídicas. É um esforço árduo, mas que acaba por ser recompensado de várias formas.


É essencial conhecer a fundo as atividades, direitos e deveres de um Promotor de Justiça ao resolver investir na busca por ocupar esse cargo no futuro.


É o quanto você deseja e está disposto a dedicar da sua vida que conduzem você a um caminho de sucesso ou não. Por essa razão, considere realizar um curso para Promotor de Justiça.


Para chegar lá, conte com o Decorando a Lei Seca como parte da sua trajetória. Conheça nosso curso para Promotor de Justiça!

Share by: