Layout do blog

A Importância de Fazer um Plano de Estudo Para Concurso


Prestar concurso exige de você muito foco e tempo de estudo. Toda a dedicação aplicada pode trazer a você resultados satisfatórios, afinal, vantagens como estabilidade profissional e salário acima da média, por exemplo, fazem com que todo sacrifício valha a pena.


Adaptar sua rotina entre trabalho, lazer e o estudo de todas as matérias e conteúdos para a prova não é fácil, mas existem ferramentas que podem ajudar você a organizar sua rotina, facilitando sua tão sonhada aprovação no concurso. Uma dessas ferramentas, considerada uma das principais, é o plano de estudos para concurso.

 

Montar um plano de estudo ajuda você a se concentrar em seus afazeres e o motiva a cumprir seu objetivo de passar em um concurso público. Quer saber mais sobre essa ferramenta? Leia o post e descubra o que é um plano de estudos para concursos, como definir suas prioridades na hora de estudar e a importância de manter uma organização. Boa leitura!



O que é Plano de Estudo?


O plano de estudos para concursos é uma ferramenta organizacional que consiste em um calendário ou agenda programada de estudos. Nela, você insere, em uma sequência lógica, precisa e baseada em sua rotina, as matérias que precisa estudar. 


Essa ferramenta permite ao concurseiro determinar quais as suas prioridades de estudo, quando e por quanto tempo precisa se dedicar para alcançar um bom desempenho na prova e, assim, não deixar nenhum conteúdo de fora. 

Ao elaborar o plano de estudos, é muito importante que os candidatos segmentem as disciplinas a fim de melhor visualizar os conteúdos, dias e horários que devem focar nos estudos. 


Continue a leitura deste post para entender como definir suas prioridades na hora de estudar. 



Como Definir Prioridades de Estudo?


Definir as prioridades de estudo é muito importante ao montar o plano de estudos para concurso, isso porque você precisa definir suas preferências por conteúdos, para ser produtivo e alcançar uma boa pontuação na prova. 

Há algumas maneiras de definir suas prioridades, tais como: 


  • Nível de conhecimento: definir como prioridade os conteúdos que você tem maior dificuldade, a fim de dedicar-se mais à disciplina ao estudar para a prova.


  • Pontuação de conteúdo: em alguns concursos, como o Concurso Analista PGE RS, certas disciplinas apresentam maior peso que outras. Então, defina como prioridade as disciplinas que pontuam mais, para que sua chance de conquistar uma boa colocação seja grande. 


  • Conteúdos extensos: define como prioridade aqueles conteúdos que demandam mais tempo de estudo. 

Agora que você já sabe o que é um plano de estudos para concurso e como definir suas prioridades na hora de estudar, a seguir, você confere a importância na organização dos estudos. 



Importância na Organização dos Estudos


A organização e a disciplina são obrigatórios para quem quer se dar bem em qualquer processo seletivo, principalmente quando o assunto é concurso público. Quantas vezes você perdeu seu foco nos estudos porque ficou horas procurando um material ou decidindo qual o próximo tópico que deveria estudar? Essas situações podem ser evitadas quando você elabora um plano de estudos para concurso


Quando você mantém uma rotina de organização, além de otimizar sua rotina, você economiza energia e consegue tornar seu estudo mais produtivo. Dessa maneira, com um plano de estudos para concurso, você ganha mais tempo e evita estresse à toa.



Saiba mais


Você gostou deste post? Então, comente, abaixo, como podemos ajudá-lo com seu
plano de estudos para concurso e compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais com seus colegas de estudo.


Você está à procura de um material de dinâmico e qualidade para estudar, que o ajude a alcançar a aprovação no concurso de seus sonhos ou na OAB? Acesse o
site Decorando a Lei Seca e conheça o método que já ajudou milhares de concurseiros a decorarem a lei seca.

Share by: