Layout do blog

Como estudar para concurso de cartório de maneira eficiente?

como estudar para concurso de cartório

Existem vários caminhos para os profissionais que decidem prestar concurso para trabalhar em cartórios, como as opções de carreiras de oficial de registro e tabelião de notas.


E como você já deve saber, por ser um tipo de repartição que pode ser público e privado, é possível entrar para esse mercado através de concursos.


Se você está pensando ou já está se preparando para concorrer a uma vaga, mas não sabe muito bem por onde começar a estudar, está no lugar certo.


Aqui, vamos mostrar as principais dicas de como estudar para concurso de cartório. Vamos lá?


Deixe a concorrência para trás: saiba como estudar para concurso de cartório com a Decorando a Lei Seca.


O que é um cartório?

O cartório é um órgão judicial, também chamado de repartição, que possui a custódia de documentos e sua garantia de validade (fé pública). Um cartório pode ser tanto público como privado. 


As pessoas precisam recorrer a um cartório quando necessitam fazer a realização de registros de ações de diversos segmentos, como o registro de imóveis, autenticação de documentos e ofícios de notas, por exemplo.


Ao registrar uma ação no cartório, é como se a empresa ou pessoa física estivesse tornando-a de conhecimento público e governamental.


Quais as carreiras do concurso de cartório?

A maior parte dos cargos em cartórios são ocupadas através de concurso público, entretanto, existem funcionários responsáveis por funções operacionais, como o atendimento ao público, que podem ser contratados sob outros regimes.


Confira a seguir quais cargos podem ser ocupados por meio de concurso público para cartórios:


Oficial de registro civil de pessoas naturais

Esse profissional é o responsável pelo registro de certidões de nascimento, óbitos, emancipação, casamentos, opções de nacionalidade, interdição por incapacidade, declaração de ausência ou morte presumida e sentenças de adoção.


Oficial de registro civil de pessoas jurídicas

É o profissional responsável pelos registros de fundações, atas e resoluções de sociedades civis, políticas, religiosas, etc.


Oficial de registro de imóveis

É o profissional responsável pelos cadastros de imóveis novos e alterações em imóveis já existentes.


Oficial de registro de títulos e documentos

É o profissional responsável pelo arquivamento ou publicação de documentos que não são de responsabilidade direta de outros oficiais.


Alguns exemplos são contratos, abaixo-assinados, contratos de locação de objetos e carros, editais, laudos, permissões de uso, procurações, recibos, programas de campanha política, termos de responsabilidade, etc.


Oficial de registro de distribuição

É o profissional responsável pelo recebimento e registro de petições.


Tabelião de notas

É o profissional responsável por escrituras, testamentos, procurações e atas, reconhecimento de firmas e autenticação de cópias.


Tabelião de protesto de títulos

É o profissional responsável pela mediação em relações envolvendo crédito e débito (credor e devedor).


Tabelião e oficial de registro de contratos marítimos

É o profissional responsável pelos contratos, atas, reconhecimento de firma e expedição de certidões de documentos relacionados à embarcações.


Quais são os pré-requisitos para participar?


como estudar para concurso de cartório quais requisitos

Os pré-requisitos para participar de um concurso para cartório são os seguintes:


  • ter um diploma de bacharel em Direito;
  • ter nacionalidade brasileira;
  • comprovar capacidade civil;
  • quitação com todas as obrigações militares e eleitorais;
  • conduta condigna para com o exercício da profissão;
  • habilitação de provas e títulos.


Como funciona a prova?

Antes de tudo, precisamos deixar claro aqui que a maneira como a prova funciona pode variar de acordo com o edital do concurso.


Portanto, antes de qualquer coisa, é fundamental que você leia o edital do concurso em que está interessado com atenção aos detalhes.


É nesse documento em que todos os detalhes sobre o concurso estarão, tanto o local e o tempo de aplicação das provas, quanto o conteúdo programático cobrado.


Feitas essas ressalvas, podemos dizer que, de maneira geral, as provas de concurso para cartório normalmente funcionam da seguinte maneira:


  • Prova objetiva;
  • Prova escrita e prática;
  • Comprovação dos requisitos para outorga de delegações;
  • Exames de aptidão física e mental;
  • Prova oral;
  • Exame de títulos.

Dicas de como estudar para concurso de cartório


como estudar para concurso de cartório dicas

Para conseguir a tão sonhada aprovação em um cargo no concurso de cartório, é necessário se preparar.


Além de ler atentamente o edital, é necessário adotar métodos de estudo que ajudem a fixar o conteúdo para não correr o risco de dar um branco na prova. 


Veja quais são as melhores dicas de como estudar para concurso de cartório para adotar a sua rotina.


Faça um cronograma de estudos com base no edital

Em primeiro lugar, é fundamental que você monte um cronograma de estudos com base no edital do concurso que você quer prestar.


Como vimos, o edital é o documento que vai reger todo o concurso e nele estão presentes todas as informações necessárias, inclusive o conteúdo programático.


Portanto, se você quer aumentar as suas chances de sucesso, é fundamental que você utilize as informações do edital para montar o seu cronograma de estudos.


Dessa forma, você evita gastar tempo estudando matérias que não necessariamente vão compor a prova que você irá realizar no futuro.


Resolva questões de concursos anteriores

Outra grande dica para quem está estudando para qualquer tipo de concurso público é resolver questões de concursos anteriores.


Muitos temas e perguntas costumam se repetir, inclusive pegadinhas comuns que aparecem repetidamente em concursos ao redor do Brasil.


Por isso, conte com a ajuda do Decorando a Lei Seca. Oferecemos um verdadeiro Vade Mecum de questões jurídicas para te ajudar a se preparar.


Use o método pomodoro

O método pomodoro é um velho conhecido de quem está na maratona de estudos para passar em algum concurso.


Essa metodologia é muito interessante, pois ela determina intervalos de descanso entre os períodos de estudo.


E isso é algo fundamental quando estamos nos preparando para uma prova tão importante e com conteúdos densos.


Nessa dica, o concurseiro deve planejar seus estudos e dividi-los entre períodos de 25 minutos de foco e 5 minutos de descanso.


Entre os períodos de foco, você pode aproveitar para recuperar as energias, beber uma água, dar um passeio rápido e espairecer. É uma das melhores formas de estudar de forma produtiva.


Utilize-se de mapas mentais

Os textos legislativos podem ser muito complexos e difíceis de decorar, não é? Para não ficar dependente da memória e decorebas, você pode se aproveitar dos diversos mapas mentais que a Decorando a Lei Seca tem para você.


Esses diagramas ajudam a relacionar as informações e a organizar as ideias estudadas. É uma ótima forma de resumir e revisar o aprendizado.


Confira a assinatura Cartórios do Decorando a Lei Seca e se prepare para o cargo público que sempre sonhou!


Conclusão

Agora que você viu em detalhes como estudar para concurso de cartório, é hora de fazermos uma breve recapitulação.


Dentre as melhores dicas que podemos citar aqui estão a montagem de um cronograma de estudos com base no edital e a resolução de questões de concursos anteriores.


Além disso, o método pomodoro pode ser muito útil para que você consiga manter o foco e a atenção, fazendo com que as horas de estudo rendam mais.


Por fim, uma das melhores dicas é utilizar os mapas mentais, pois eles te ajudam não somente a fixar as informações necessárias, mas também a relacioná-las com outras informações importantes para a hora da prova.


E aí? Gostou de saber como estudar para concurso de cartório? Então não deixe de conferir os outros conteúdos do blog do Decorando a Lei Seca! Muito obrigado pela leitura!



Share by: