Layout do blog

Descubra o Que São Mapas Mentais e Como Eles Podem Ajudar na Hora da Prova

Mapas mentais

Alcançar a aprovação no concurso público exige muito estudo e preparo. Para isso, existem diversas ferramentas que auxiliam os estudantes na jornada de aquisição de conhecimento das matérias exigidas na prova, como, por exemplo, os mapas mentais


Através desse recurso, é possível obter um ganho significativo no processo de aprendizado de novas matérias, principalmente em relação à retenção de conhecimento acerca do que está sendo estudado. 


Se você ficou interessado no assunto, acompanhe este post e confira como elaborar um mapa mental para concurso e como esse recurso pode ajudá-lo na hora de realizar a prova. Boa leitura!


O Que é um Mapa Mental?


Os mapas mentais são uma técnica de estudo criada no fim da década de 1960 pelo psicólogo Tony Buzan, que consiste em criar resumos com símbolos, cores, setas e frases de efeito, com o objetivo de organizar o conteúdo e facilitar associações entre as informações destacadas para aprender de forma visual.


A técnica do mapa mental é simples, porém eficaz. Além disso, é uma atividade analítica e artística, a ferramenta envolve o cérebro e ajuda em todas as suas funções cognitivas.


O mapa mental pode ser usado como um sistema simplificado de gerenciamento do conteúdo que precisa ser estudado. Assim, ele permite que você armazene todos os seus dados em um local centralizado, mantendo-os organizados e possibilitando a construção de uma estrutura mais intuitiva em torno do conceito central.


Como Criar um Mapa Mental?


O primeiro passo para criar um mapa mental é pegar uma folha em branco (pode ser uma folha sulfite A4), deixá-la em sentido horizontal e, no centro, escrever o tema principal do conteúdo que você está estudando. A partir disso, faça desenhos, utilize diferentes cores, monte gráficos e insira símbolos, utilizando toda a sua criatividade para montar o mapa mental.


A partir desse ponto central, você desenvolve o estudo e organiza com as principais informações relacionadas ao redor. É muito importante que você escolha bem o que vai representar sua ficha de estudos, pensando nas conexões feitas entre ele e os conteúdos mais relevantes acerca do assunto central.


É muito importante durante a construção do resumo decidir o que cada elemento representa. Tudo deve apresentar sentido e, principalmente, significado. Por exemplo: 


  • cores – escolha uma cor para cada elemento ou utilize-as para destaque;


  • decoração – a decoração do mapa mental é um ponto importante. Utilize setas, balões e formas para ornamentar sua ficha de estudos e facilitar a memorização visual;


  • símbolos – os símbolos também ajudam na ornamentação do mapa mental, procure utilizá-los para facilitar a memorização visual.


Saiba mais 


Você gostou deste post? Então, comente, abaixo, como podemos ajudá-lo a conquistar a aprovação no concurso público e compartilhe essa novidade sobre os mapas mentais em suas redes sociais com seus colegas de estudo.


Você está à procura de um material de dinâmico e qualidade para estudar, que o ajude a alcançar a aprovação no concurso de seus sonhos ou na OAB? Acesse
Decorando a Lei Seca e conheça o método que já ajudou milhares de concurseiros a decorarem a lei seca.

Share by: