Layout do blog

Você Estuda Direito? Entenda Como Funciona a Prova da OAB


A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é o órgão responsável pela regulamentação dos advogados no país. Com isso, para exercer a profissão de bacharel em Direito, tornando-se o advogado(a) que sempre sonhou, obrigatoriamente, você deve passar no Exame da Ordem.


Assim, para obter êxito no exame, uma dica indispensável, além de você estudar, é claro, é entender
como funciona a prova da OAB. Por isso, para ajudar você a alcançar a tão sonhada aprovação no Exame da Ordem, leia o post e descubra qual a estrutura da prova e como você pode se preparar. Boa leitura!


Qual a Estrutura da Prova da OAB?


A prova da OAB é dividida em duas fases, ambas de caráter eliminatório. A primeira fase corresponde a uma prova objetiva, com cerca de 80 questões de múltipla escolha sobre os temas abordados em todas as disciplinas obrigatórias no curso de Direito.


Cada item acertado no exame vale 1 ponto, de modo que o candidato, nessa fase, é avaliado em uma escala de 0 a 80 pontos. O exame abrange disciplinas como: 


● Direito do Trabalho.

● Processo do Trabalho.

● Ética.

● Direito Constitucional.

● Direito Administrativo.

● Direitos Humanos.

● Direito Civil.

● Processo Civil.

● Direito Penal.

● Processo Penal.

● Direito do Consumidor.

● Estatuto da Criança e do Adolescente.

● Direito Ambiental.

● Direito Internacional.

● Filosofia do Direito.


A segunda avaliação, também eliminatória, consiste na redação de uma peça profissional mais quatro questões discursivas. Essas últimas são apresentadas em formato de situações-problema.


A peça é avaliada em
5 pontos e deve corresponder à área jurídica escolhida pelo examinando, podendo abranger matérias como: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho ou Direito Tributário.



Como Estudar Para a Prova da OAB 


Se você deseja saber como funciona a prova da OAB, uma ótima alternativa são os mapas mentais. Essa ferramenta é uma técnica de estudo criada no fim da década de 1960 pelo psicólogo Tony Buzan, que consiste em criar resumos com símbolos, cores, setas e frases de efeito.


Seu principal objetivo é organizar o conteúdo e facilitar associações entre as informações destacadas para aprender de forma visual. A técnica do
mapa mental é simples, porém, bastante eficaz. Além disso, é uma atividade analítica e artística, ajudando a ativar todas as suas funções cognitivas.


Essa alternativa é ideal para quem está se preparando para realizar o exame e quer entender
como funciona a prova da OAB. Através dos mapas mentais, você pode estudar todos conteúdos de forma prática, visual e eficiente. 


Além disso, a realização de questões de provas anteriores é imprescindível. A FGV costuma abordar, com muita frequência, os mesmos assuntos em diversas provas. Através da realização das questões de provas passadas, será possível perceber quais são os pontos mais exigidos no Exame de Ordem.



Saiba mais


Agora que você já sabe como funciona a prova da OAB, a estrutura do exame e como estudar para alcançar a tão sonhada aprovação, não esqueça de colocar o conteúdo e as novidades em prática. 


Você gostou deste post? Então, comente, abaixo, como podemos ajudá-lo nos estudos e compartilhe essa novidade sobre
como funciona a prova da OAB em suas redes sociais com seus colegas de estudo.


Você está à procura de um material de dinâmico e qualidade para estudar, que o ajude a alcançar a aprovação no concurso de seus sonhos ou na OAB? Acesse o
site Decorando a Lei Seca e conheça o Projeto Decorando a Lei Seca, que conta com um cronograma específico para a OAB, disponível na Área para Membros Premium.

Share by: