Layout do blog

Como começar a estudar para concurso público? Veja as dicas!

como estudar para concurso público

Passar em um cargo público parece um sonho difícil de se alcançar quando não sabemos como começar a estudar para concurso público.


Mas apesar da concorrência, é possível encontrar métodos para se destacar e conseguir uma boa oportunidade de carreira como concursado.


Fique tranquilo, você não vai precisar abandonar sua vida social ou esquecer os tempos para o lazer.


Com as dicas de como começar a estudar para concurso público que separamos abaixo, você terá mais qualidade de estudo sem precisar abrir mão de suas outras prioridades. Vamos conferir quais são elas?


Desvende os mistérios para passar no tão sonhado concurso público com a ajuda da Decorando a Lei Seca.


Os desafios de estudar para concurso público

Começar a estudar para concursos públicos é uma decisão que vem acompanhada de diversas dúvidas que podem levar o futuro servidor público a postergar ou até mesmo a desistir do seu sonho antes mesmo de iniciar os estudos.


Isso tudo porque estudar para concursos públicos não é uma tarefa nem um pouco fácil. É preciso muita dedicação, organização, disciplina e foco. 


As provas, via de regra, são de alto nível e possuem conteúdos variados e extensos, além de uma enorme e preparada concorrência a ser vencida.


Por isso, o fundamental é não desanimar, mas sim traçar as estratégias corretas para alcançar os objetivos.


Não existe uma fórmula pronta e perfeita pra todo mundo. Cada pessoa deve encontrar o seu próprio caminho, com as técnicas de estudos mais adequadas ao seu perfil e rotina.


Entretanto, existem algumas dicas que podem te ajudar nesse processo e é isso que vamos te mostrar ao longo deste texto.



Como começar a estudar para concurso público?


como estudar para concurso público como começar

Confira agora algumas dicas de como começar a estudar para concurso público:


Escolha uma área para prestar concurso

O primeiro passo para começar a estudar para concurso público é definir bem qual área do serviço público você pretende ingressar.


Portanto, tente escolher concursos que estejam relacionados com a sua área de formação acadêmica, pois as provas serão mais próximas ao que você já estudou.


Dessa forma, você se sentirá mais confortável estudando conteúdos que fazem sentido para você e para a sua vivência.

Confira a seguir as principais áreas onde você pode prestar concurso:


  • Administrativa: pode incluir vagas em tribunais, institutos, autarquias, prefeituras, secretarias de município ou estado, empresas públicas e universidades;


  • Bancária: possui vagas disponíveis em bancos como a Caixa Econômica Federl, Banco do Brasil e Banco Central do Brasil (Bacen);


  • Policial: diz respeito a oportunidades na Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícias Civis e Militares, Guardas Municipais e órgãos de inteligência como a ABIN;


  • Fiscal: são vagas voltadas para a fiscalização e auditoria fiscal, como cargos na Receita Federal e outros órgãos estaduais e municipais;


  • Tribunais: trata-se de vagas para trabalhar em tribunais, como o Tribunal de Justiça do Trabalho, Eleitoral e Militar, por exemplo. Geralmente, são abertos dois cargos: Técnico Judiciário (de nível médio) e o Analista Judiciário (nível superior em diversas especialidades);


  • Jurídica: são as oportunidades específicas para pessoas com curso superior em Direito, ou seja, cargos de Juiz, Promotor, Defensor Público e Procurador;


  • Legislativa: são vagas em órgãos como o Senado Federal, Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais. Os principais cargos ofertados nessa área são os de Consultor Legislativo (nível superior) e o de Técnico Legislativo (nível médio ou técnico);


  • Controle e gestão: são as oportunidades para órgãos de todas as esferas públicas, como Tribunal de Contas da União (TCU) e Controladorias.


Leia os editais com atenção

Uma vez que você tenha escolhido a área em que vai prestar concurso, já vai ser mais fácil delimitar qual o conteúdo que você deve estudar.


Entretanto, se você realmente quiser fazer um estudo certeiro, é fundamental que você leia o edital do concurso que quer prestar.


O edital é o principal documento do concurso. Nele, estão descritas todas as informações relativas à realização da prova, como local, data, hora e conteúdo programático.


Portanto, leia esse documento com muita atenção e sempre tente montar o seu cronograma de estudos com base nas informações dispostas no edital.


Conheça a banca de concursos anteriores

Outra dica excelente para quem está querendo prestar concurso para qualquer área é conhecer a banca organizadora do certame.


Normalmente, as empresas responsáveis pelos concursos possuem estilos próprios e seguem padrões de metodologia para aplicar as questões nas etapas eliminatórias e nas etapas classificatórias.


Sabendo disso, é fundamental saber quais critérios costumam ser utilizados por essas bancas para os cargos que você quer pleitear.


Por exemplo, os tipos de prova, os conteúdos mais abordados, como são realizadas as provas, quais são os critérios que podem eliminar um candidato, etc.


Todos esses pontos costumam variar bastante de banca para banca.


Portanto, ao verificar que uma mesma empresa costuma ser escolhida para organizar o concurso no qual você quer escrever, é possível tomar algumas medidas como:


  • Encontrar as provas antigas dessa banca e organizar os arquivos;
  • Encontrar padrões e tendências nos editais e provas realizados por esta banca;
  • Tentar entender em detalhes como a banca pontua cada uma das provas;
  • Reorganizar o seu cronograma de estudos dando prioridade às disciplinas consideradas mais importantes pela banca.



Use os melhores materiais de estudo


como estudar para concurso público melhores materiais

Não adianta nada sentar e estudar a legislação que vai cair em concursos se você não tiver um material didático adequado e atualizado.


A maioria dos concursos, especialmente nas fases eliminatórias, apostam em questões sobre novas legislações e mudanças recentes para eliminar candidatos desatualizados.


Por isso, é fundamental ter acesso a um material didático de qualidade, constantemente atualizado e bem escrito.


Esse é o caso dos materiais fornecidos aqui, no Decorando a Lei Seca.


Com as nossas assinaturas, é possível estudar para os mais diversos concursos com o material didático mais completo e intuitivo do mercado.


Um dos exemplos mais clássicos são os nossos mapas mentais, que ajudam a memorizar a legislação e fazer relações para nunca mais cair em pegadinhas.


Além disso, o assinante também tem acesso a um verdadeiro Vade Mecum de Questões de concursos anteriores para se preparar para qualquer situação.


Conheça nossos Mapas Mentais que abordam os principais pontos da legislação exigidos pela FGV!


Conclusão

A estabilidade, remuneração, bons benefícios e a possibilidade de ter mais qualidade de vida são fatores que atraem diversos concurseiros para as provas de concursos públicos.


Para quem nunca participou de um processo como este antes, pode parecer um desafio invencível conseguir uma boa pontuação e aprovação.


Mas com a ajuda dos materiais disponibilizados pela Decorando a Lei Seca e nossas dicas de como começar a estudar para concurso público, você está cada vez mais perto do seu sonho.



Se você curtiu nossas dicas, continue acompanhando nosso blog para estar informado sobre mudanças nos concursos e legislações, como se preparar para as provas e compreender os editais. 


Share by: